Produtividade

Procrastinar, jamais! Dicas para nunca deixar para amanhã o que você pode fazer hoje

A procrastinação é um problema que tem atrapalhado a sua vida? Então clique agora e conheça 7 dicas para você parar de procrastinar.
Homem de paletó cinza sentado apoiando a cabeça com a mão esquerda olhando para o celular em sua mão direita e um notebook sobre uma mesa de madeira na sua frente.

A procrastinação tem sido um grande obstáculo na vida de quem busca desenvolver sua carreira e o seu negócio. Não cumprir metas estabelecidas, adiar uma tarefa importante por vários dias e se distrair por horas em redes sociais são barreiras que nos distanciam cada vez mais dos nossos objetivos.

Infelizmente, porém, esse comportamento é bem comum. Mas a boa notícia é que ele pode (e deve!) ser eliminado. No entanto, essa tarefa passa por alguns passos, como entender o que causa a procrastinação e aprender a gerenciar as emoções.

Mas afinal, o que é procrastinar?

De acordo com o dicionário, procrastinar é “prolongar uma situação para ser resolvida depois ou adiar algo”. O verbo procrastinar significa negligenciar atividades, ou quando uma tarefa é colocada em segundo plano por causa de coisas menos importantes.

A palavra “procrastinar” etimologicamente se originou a partir do latim procrastinatus, procrastinare, na tradução literal significa “à frente de amanhã”.

Origem da procrastinação

A procrastinação pode ter origem psicológica ou fisiológica.

A origem psicológica é mais comum e geralmente está ligada a ansiedade e baixa autoestima. Na maioria dos casos, a pessoa costuma adiar ou evitar a realização de tarefas por medo de reprovação. Já a procrastinação com causa fisiológica é causada por alguma falha, como uma lesão no córtex pré-frontal que compromete a capacidade de foco do indivíduo.

Dicas para você parar de procrastinar hoje!

O Inventas preparou algumas dicas práticas que vão te ajudar no combate à procrastinação. Confira!

Inicie as tarefas com pequenos passos

Tarefas complexas são um grande gatilho para a procrastinação. Por isso, uma estratégia interessante é dividir suas atividades em pequenas partes, simplificando e estabelecendo uma meta baixa para o trabalho. O objetivo é fazer com que você evite a atitude hedonista de trocar o esforço pelo prazer imediato.

Ao iniciar a tarefa e perceber que ela não é tão difícil quanto parece, a sensação de motivação e realização cresce, o que dá mais energia para que você consiga completar o trabalho.

Liste tudo!

É muito importante ter sempre uma lista de tudo o que você precisa fazer. A visualização auxilia no que precisa ser feito. Quando você completar as tarefas, terá a ótima sensação de riscar aquele item da lista e poderá ver o que já foi feito.

Pode usar um caderno, uma folha de papel, o bloco de notas do celular ou um dos muitos aplicativos que já existem por aí. Você vai sentir uma grande diferença já na primeira semana!

Programe seu dia

Aquela sensação no fim do dia quando você consegue realizar todas as atividades que queria, é uma motivação extra para quem busca parar de procrastinar.

Planeje de maneira objetiva o seu dia seguinte e sempre organize por ordem de prioridade. Assim, logo que você acordar, já saberá quais são suas atividades que te esperam e no que vai precisar focar primeiro.

Faça na hora

Quando você está querendo adiar algo, um pensamento na sua cabeça tende a ficar repetindo: “deixe isso pra depois…”. É nesse momento que você deve se posicionar firmemente e pensar “vou fazer isso agora mesmo!”.

Exercite essa frase em sua mente, para que quando sentir que está prestes a procrastinar, você mesmo consiga reverter a situação rapidamente.

Gerencie suas emoções

Esperar estar de bom humor para fazer algo é um gatilho comum para a procrastinação. O estudioso americano da psicologia Joseph Ferrari, descobriu que o pensamento “não estou com humor para cumprir realizar a tarefa” pode levar a um ciclo vicioso.

Deixar de realizar uma atividade com a justificativa de que não está de bom humor é uma maneira de não conseguir lidar com emoções, sejam elas: decepcionar os outros, medo de falhar, perfeccionismo etc.

Pessoas que conseguem lidar mais com emoções desagradáveis, são as menos tendenciosas a procrastinar.

Defina metas e prazos

Defina metas a curto, médio e longo prazo para o que você deseja alcançar. Não esqueça que as metas devem ser totalmente possíveis de alcançar nesse período de tempo.

Tarefas sem um prazo podem se perder e não serem feitas, pois não geram um senso de urgência, nem aquela ansiedade saudável que faz você se mexer e fazer o que precisa ser feito. Sendo assim, não deixe de colocar datas ou horários específicos para as suas metas e tarefas.

Evite se repreender

Sentimentos negativos nos desmotivam ainda mais e impedem que você veja com clareza a situação. “Quando os procrastinadores se sentem mal, eles não se sentem mal apenas com as coisas que estão adiando, mas também porque lembram de todas as vezes em que procrastinaram no passado”, explica Fuschia Sirois, professor de psicologia na Universidade de Sheffield.

Normalize suas falhas, isso colabora para o controle das emoções, e assim você consegue dar continuidade às suas atividades e não ficar bloqueado. Você não foi a primeira pessoa a procrastinar e você não será a última, siga em frente!

Aplicativos que te ajudam a parar de procrastinar

Para parar de procrastinar, a tecnologia também pode ser uma aliada.

Listamos alguns aplicativos que te ajudam a seguir a técnica de produtividade Pomodoro: Be Focused (iOS), Meu Pomodoro (iOS e Android), Flat Tomato (iOS), Cuckoo (iOS e Android) e Focus Timer Reborn (Android).

Já para bloquear distrações, temos: Freedom (iOS), AppBlock (Android) e SimplyNoise (iOS e Android).

Se você quer organizar e acompanhar tarefas: Todoist (iOS e Android), Priority Matrix Manager (iOS e Android) e Evernote (iOS e Android).

Curtiu o conteúdo? Deixe seu comentário.

Continue navegando no Inventas e encontre outros temas do seu interesse.