Desenvolvimento

Cuidado! 12 atitudes que te levam ao fracasso na vida e nos negócios

Conheça 12 erros comuns que podem te levar facilmente ao fracasso, tanto na vida, quanto nos negócios.
Balão azul cheio próximo de uma tachinha

No mundo do empreendedorismo se fala o tempo todo do sucesso nos negócios. Fórmulas de como alcançar a plenitude na vida pessoal ou profissional estão por aí aos montes. Para muitos, porém, o importante mesmo é aprender com os erros e fracassos.

Mas não espere para errar. O melhor, claro, é evitar o erro.

Você está atento às influências que seu modo de pensar e suas atitudes exercem sobre o seu negócio?

Não são poucos os gatilhos (mentais ou não) e comportamentos que te levam diretamente ao sucesso (ou ao fracasso). Listamos alguns deles. E recomendamos: se você adota alguma dessas posturas, pare agora. E repense.

1. Falta de um objetivo de vida definido

Se você tem um, responda agora qual é. Se não conseguiu responder, cuidado. Ter metas e objetivos claros é fundamental. Já dizia o coelho do clássico Alice no País das Maravilhas: para quem não sabe onde quer chegar, qualquer direção serve. Então, defina bons objetivos e faça uma gestão estratégica deles.

2. Não ter ambição e mirar na mediocridade

Primeiro de tudo: não confunda ambição e ganância. Querer crescer, aprender, conquistar e ser melhor não é pecado, é a mais clara forma de evolução e progresso humano. Sem isso, você viverá sempre na média. E quem está na média, estaciona na mediocridade.

Ambição significa: “o anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão”. Então entenda o verdadeiro significado de ambição e não tenha vergonha de ser ambicioso. Não é nenhum pecado. Seja melhor, fuja da média e se diferencie.

3. Indisciplina e ausência de autocontrole

A autodisciplina leva ao autocontrole. E se você puder controlar todas as suas qualidades negativas, está com o caminho livre para dominar o que quiser. Afinal, se você não se controlar, será controlado por si mesmo. Com disciplina, você pode virar um autodidata, aprender o quiser e aproveitar ao máximo o conhecimento ao seu redor.

4. Mente e corpo em desequilíbrio

Seja saudável. Foi-se o tempo em que os homens mais bem sucedidos viviam para trabalhar e esqueciam de cuidar da saúde e da família. Os homens mais bem sucedidos buscam o sucesso em todas as dimensões da vida. Por tanto, cuide da sua saúde e equilibre corpo e mente.

5. Procrastinar

Se existe uma causa muito comum para te levar diretamente ao fracasso é o ato de procrastinar. Mas o que significa isso? Procrastinar é a ação de postergar ou atrasar uma tarefa, compromisso ou atividade importante.

Isso ocorre muitas vezes quando você se dedica a tarefas menos importantes, deixando aquelas ações de grande impacto para frente. Muitas pessoas passam a vida como fracassadas porque estão esperando “o momento certo”para começar a fazer algo que valha a pena. Mas lembre-se, o momento nunca será perfeito.

6. Falta de persistência

Persistência é a principal característica de quem não desiste fácil. No mundo do empreendedorismo, persistência é fundamental. A maioria tende a desistir ao primeiro sinal de derrota. Agir com persistência é ser esforçado e focado em seus objetivos.

Quem faz persistência sua palavra de ordem descobre que o fracasso acaba se cansando e indo embora. Fracasso não sabe lidar com persistência.

7. Ser pessimista e negativo

Sabe aquela pessoa que vê e julga tudo pelo lado mais desfavorável? Pois é. Esse é o pessimista. Se você quer sucesso, não seja assim. Veja o lado bom das coisas. Não alimente uma personalidade negativa.

Um ensinamento é importante e foi dado por nada menos que Napoleon Hill: “O sucesso é consequência da aplicação de poder, e poder se conquista pelo esforço cooperativo de outras pessoas. Uma personalidade negativa não promove cooperação”.

8. Incapacidade de decidir

Eis uma lição importante, extraída do livro “Quem pensa enriquece”, de Napoleon Hill: “Quem alcança o sucesso consegue tomar decisões prontamente e modificá-las de forma muito lenta.

Já os que fracassam tomam decisões lentamente e as mudam de maneira frequente e rápida. Indecisão e procrastinação são gêmeas.” Portanto, elimine essas duas e sua vida vai melhorar muito.

9. Gastar muito e administrar mal o dinheiro

Gastar mais do que ganha e não gerenciar as contas na ponta do lápis te levará ao fracasso. Economize, construa reservas que tranquilize seu emocional e ajude nos momentos de necessidade. Se você for organizado nas finanças, será organizado em muitos outros aspectos importantes.

Mas qual a melhor maneira de administrar dinheiro? Uma lição é infalível: gaste menos do que ganha e busque sempre oportunidades de ampliar sua renda.

10. Mente fechada

O mundo é volátil. Os negócios mudam, padrões de consumo estão em franca transformação e, por isso, uma mente estagnada tende a rejeitar grandes oportunidades.

Principalmente porque uma pessoa mente fechada tende a julgar e criticar mais do que conectar o máximo de informação que recebe para, assim, conseguir gerar novas ideias. Intolerância significa que você parou de adquirir conhecimento.

11. Incapacidade de cooperar com os outros

Atuar juntamente com os outros para um mesmo fim. Isso é cooperação. Se você não sabe trabalhar em equipe e não tem empatia suficiente para caminhar junto com um grupo, um sócio ou simplesmente um cônjuge, terá problemas para alcançar o sucesso.

Mais pessoas perdem o emprego e grandes oportunidades na vida por causa desta falha do que por todos os outros motivos combinados. Sem contar que é uma falha que nenhum empresário ou líder bem informado tolera.

12. Ser vaidoso e egoísta

O significado já diz: “vaidade é a qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória.” Valorizar a si próprio só serve para tirar o seu foco daquilo que realmente importa. E afasta os bons players do mercado, pois não gera confiança.

Pior: a vaidade te leva ao egoísmo. E esta última te leva a tomar decisões mais emocionais do que funcionais.