Consultoria de imagem: a profissão do futuro

Já dizia o ditado popular: a primeira impressão é a que fica. Roupas, sapatos, cor do cabelo e outros elementos compõem a lista da extensa análise que fazemos do outro, conscientemente ou não. Apesar de parecer um assunto superficial, a imagem que o indivíduo projeta para a sociedade tem um grande impacto na sua vida. Por meio dela relações são criadas e oportunidades alcançadas.
Um bom exemplo são as dicas que especialistas dão para quem vai fazer uma entrevista de emprego: evitar o excesso de maquiagem, optar por roupas formais e não exagerar no perfume. Sabemos que o conteúdo interno, a inteligência e as habilidades, são muito importantes para esse processo, mas não adianta apenas ser bom no que faz, é necessário mostrar isso através da sua imagem.
E sabendo da importância desses elementos, o campo da consultoria de imagem tem conquistado um grande espaço no mercado. As pessoas estão cada vez mais interessadas e focadas em transmitir uma boa imagem de si. Dessa forma, tem crescido a busca por consultores de imagem e estilo.
“Todo mundo faz uma leitura de alguém, é algo totalmente instintivo. E é aí que mora o problema, você não sabe se está sendo entendido da forma mais assertiva, de acordo com aquilo que quer transmitir. É por isso que a consultoria de imagem é importante, pois ela adequa a imagem do cliente ao seu estilo de vida, levando em conta gostos, a profissão e os lugares que ele frequenta”.
Herica Soares, consultora de imagem.
Profissão do futuro
De acordo com uma publicação do New York Times, a consultoria de imagem faz parte da seleta lista de profissões do futuro, visão que tem como influência a era digital, já que a imagem das pessoas estão o tempo todo em circulação por meio de fotos, vídeos e, principalmente, das redes sociais.
“Quem deseja ingressar na profissão precisa ter uma visão crítica da aparência e entender as diversas singularidades. Além disso, outro passo importante para se tornar um consultor é fazer cursos livres, já que não há uma formação específica”, diz Herica, que desde criança já sonhava em atuar na área.
“Quando eu era pequena, já percebia que a aparência impactava na nossa avaliação sobre as pessoas, e sempre desejei trabalhar com isso. Fiquei encantada quando descobri que esta visão é uma profissão. Foi aí que eu decidi buscar uma formação mais aprofundada, fiz um curso com a Ilana Berenholc, a pioneira da área aqui no Brasil e muitos outros”.
Consultoria organizacional
Se engana quem pensa que a consultoria de imagem se resume apenas a roupas e estilos. As empresas também procuram por esse serviço, pois um dos pilares de extrema importância para o bom funcionamento de uma organização é como os clientes enxergam a empresa no mercado. O seu posicionamento é crucial.
“A consultoria de imagem é voltada para qualquer ramo em que as pessoas precisam ser vistas. Por exemplo: numa organização será uma ajuda profissional importante para definição do tipo de uniforme, quando ele é adotado e qual visual é o mais adequado para membros de cada setor. Dessa forma, a imagem da empresa será expressa por meio das pessoas que a representam, gerando o famoso branding”, finaliza.