Filmes

8 filmes que todo empreendedor precisa assistir

Conheça 8 filmes que vão te contar que grandes empresas não nascem grandes, e que os percalços fazem parte do caminho de quem deseja empreender.
Mão de uma pessoa apontando controle remoto para uma TV

Já faz um tempo que histórias de grandes marcas foram parar nas telonas dos cinemas. A motivação é sempre um elemento super importante na hora de empreender, e acreditar que é possível tirar aquela ideia do papel. Por isso, assistir a filmes do gênero é uma ótima oportunidade de aprender com erros e acertos de quem teve experiências marcantes no mercado.

Pensando nisso, selecionamos 8 filmes que vão te contar que grandes empresas não nascem grandes, e que os percalços fazem parte do caminho de quem deseja empreender.

Aproveite para relaxar e, claro, se inspirar muito!

1. Walt antes do Mickey (2014)

Lançado em 2014, é uma verdadeira lição sobre sonhos, persistência e empreendedorismo. O drama biográfico conta a história de Walt Disney, dono do maior estúdio de animações e criador do emblemático Mickey Mouse.

A história mostra a infância do garoto criativo que via a realidade com outros olhos, e tinha em sua mente o mundo mágico que idealizou após anos superando dificuldades.

Seu lema era: uma boa reputação pode lhe abrir portas. O filme prova que honestidade resulta em confiança, e confiança atrai pessoas que irão apostar na sua ideia.

2. Joy: um nome de sucesso (2015)

Um filme que conta a história real de Joy Mangano, uma empreendedora e inventora que se tornou milionária com suas ideias.

O longa mostra um pouco da sua infância, a conturbada relação com a família e todo o processo para colocar suas ideias em prática e as tornar lucrativas.

Mesmo diante de todas as dificuldades que a protagonista enfrenta, Joy jamais deixou de acreditar no poder de suas idéias que foram capazes de fazê-la mudar de vida.

3. Fome de Poder (2016)

O filme Fome do Poder conta como se deu a criação do império que hoje conhecemos como McDonald’s.

Sua história, apesar de polêmica, apresenta diversas lições de empreendedorismo e insights sobre como Ray Kroc, até então um vendedor de máquinas para milkshake, passou de “funcionário” a proprietário de uma das maiores redes de fast food do mundo.

O filme está repleto de atitudes inspiradoras para aqueles que desejam empreender.

4. Coco, antes de Chanel (2009)

Mesmo quem não entende absolutamente nada de moda, certamente compreende o significado da marca Chanel, uma das mais importantes empresas de vestuário e itens de luxo do mundo.

Gabrielle Bonheur Chanel, foi uma mulher à frente do seu tempo e é um importante exemplo de empreendedorismo feminino. O filme conta sua trajetória, desde a infância difícil em um orfanato, até o início do surgimento de sua bem sucedida marca.

Mesmo com as adversidades de sua vida, a estilista teve persistência ao perseguir suas ambições e construir o seu próprio negócio. Coco foi determinada ao lutar pelo que acreditava, mesmo indo contra ao que era imposto às mulheres da sua época. 

5. Steve Jobs (2015)

Steve Jobs foi, sem sombra de dúvidas, um dos empreendedores mais visionários de sua geração. Sua personalidade excêntrica, às vezes dominadora e abusiva, foi o que impulsionou sua empresa, a Apple.

O filme retrata a trajetória desse empreendedor (vivido por Ashton Kutcher) desde o período em que a Apple surgiu numa garagem, até sua ascensão bilionária. Apesar de seus defeitos, é importante observar como Jobs tinha paixão pela sua ideia e nunca desistiu dos seus objetivos.

6. O Lobo de Wall Street (2013)

Apesar de ser um filme focado mais no mercado financeiro, O Lobo de Wall Street também apresenta lições valiosas aos empreendedores, principalmente em relação ao que não fazer nessa carreira.

O filme é baseado na história de Jordan Belfort, um investidor que decidiu abrir sua própria corretora e acabou ficando milionário, mas que sofreu diversas intempéries. Interpretado por Leonardo DiCaprio, o longa apresenta aprendizados sobre empreendedorismo e limites morais.

A partir da vida do protagonista que inicia sua carreira trabalhando para os outros, o espectador consegue perceber o quanto a ambição e a persuasão são necessárias para empreender.

7. Obrigado por fumar (2006)

Lançada em 2006, essa comédia segue a trajetória de Nick Naylor, um porta-voz dos grandes fabricantes de cigarros dos EUA. O filme é uma excelente pedida para aqueles que desejam desenvolver a arte de “vender gelo para esquimós”, usando com maestria as armas da persuasão.

Obrigado por fumar também trata de questões relacionadas com gestão de crises, comunicação corporativa, importância das relações públicas e impacto de campanhas de publicidade e marketing bem ou mal elaboradas.

8. A Rede Social (2010)

O Facebook foi inspirado em uma ideia nada amigável que comparava a beleza de alunas da Universidade de Harvard, nos EUA. As moças tinham fotos publicadas em uma página e recebiam votações para eleger qual era a mais bonita.

Pouco depois, seus criadores notaram que o endereço virtual poderia servir para interações sociais entre estudantes, se expandindo para outras universidades rapidamente, e Zuckerberg negociou formatos para ganhar dinheiro com seu novo site.

O longa aborda a importância de investir em ideias criativas e maneiras de torná-las rentáveis, e alerta sobre a escolha de parceiros confiáveis e ética nos negócios.

E então, gostou da nossa seleção de filmes? Existe outro título que você gostaria de incluir na lista? Compartilhe com a gente nos comentários!