Você é um bom líder? Então tem pelo menos 7 desses 11 atributos da liderança de sucesso

Já pensou sobre o conceito de liderança? Ou já se perguntou como exercer de forma eficaz a sua liderança nas empresas, nos negócios, na vida?
Líder existem de vários tipos. Há aqueles que fazem uma gestão compartilhada, que lideram pelo propósito, que inspiram seus seguidores, entre vários outros.
Henry Ford, um mais visionários homens de negócio que a humanidade já viu, resume a liderança assim:
“Questionar quem deve ser o chefe, é como discutir quem deve ser o saxofonista num quarteto: evidentemente, quem o sabe tocar”.
Ele fala de um tipo técnico, que entende do que faz e faz bem.
Já Augusto Cury, escritor de livros excepcionais sobre o liderança e inteligência emocional, diz a seguinte frase:
“O maior líder é aquele que reconhece sua pequenez, extrai força de sua humildade e experiência da sua fragilidade.”
Ou seja, humildade é umas das habilidades emocionais imprescindíveis para ser um bom líder.
Existem habilidades emocionais e/ou intelectuais que farão as pessoas te seguirem, não importa em qual perfil você se encaixa. Tais como: coragem, autocontrole, senso de justiça, solidariedade, cooperação, entre outros.
Então, nossa proposta é apresentar 11 atributos fundamentais para que você exerça uma liderança inspiradora, motivadora, simpática e com propósito.
Trabalhando esses pontos certamente sua postura vai melhorar significativamente e seus liderados vão se tornar seguidores!
Sem mais delongas, vamos ao que interessa!
O que você vai aprender neste artigo
- 11 atributos da liderança de sucesso
- Que tipo de líder você é? Conheça os principais
- Inspire-se nos grandes líderes e torne-se um deles
- Recomendamos! Autobiografias e biografias de empreendedores de sucesso
Os principais atributos da liderança
Tenha uma coragem inabalável
Conheça a si próprio e o cargo que ocupa. Tenha autoconfiança e demonstre isso. Nenhum seguidor gosta de um líder que não tem coragem para tomar decisões. Se você hesitar em muitos aspectos da sua gestão, corre o risco de ser abandonado pelos seus liderados, principalmente os mais safos e inteligentes.
Autocontrole é fundamental
Autocontrole é fundamental. E você precisa saber como controlar suas emoções da melhor forma. “A pessoa que não consegue se controlar jamais poderá controlar os outros”, disse Napoleon Hill no livro “Quem pensa enriquece”, nossa principal inspiração para esse texto. Então quanto mais autocontrole você tiver, mais seguidores inteligentes terá.
Desenvolva um senso de justiça aguçado
Você quer manter respeito e ser admirado? Existe um mentor para se espelhar: Jesus Cristo, o maior líder que a humanidade já viu tinha duas características importantes para manter seus seguidores: ele era justo e bom. Portanto, manter seu senso de justiça aguçado é fundamental para manter seguidores sempre do seu lado.
Seja firme nas decisões
O general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu falava o seguinte:
“Energia é o que tensiona o arco; decisão é o que solta a flecha”.
Ou seja, sem decidir, nada feito. Aqueles que hesitam em tomar decisões mostram que não têm certeza de si. E quem não tem certeza de si não pode liderar os outros.
Planeje o trabalho sempre
Planeje o trabalho e trabalhe o plano. É isso que um bom líder faz. Não seja um líder que atue por adivinhação, sem um plano prático a ser cumprido. Acredite, existem muitos deles por aí. Esses são como barcos sem leme. Mais cedo ou mais tarde irão bater nas pedras.
Faça sempre mais do que é pago pra fazer
Quem faz mais, alcança mais. Liderar pelo exemplo é surpreender o liderado, fazendo aquilo que as pessoas não esperam que você faça. Não se limite ao protocolo. Faça mais do que exige a sua equipe, o seu gestor, a sua organização. Surpreenda!
Tenha uma personalidade agradável
Seja agradável, sem perder o respeito. Manter uma vibração boa, um tom de voz ameno e equilibrado, um discurso positivo é ótimo para reforçar a admiração de seus liderados. Brinque na hora certa, sempre com sutileza e respeito.
Seja solidário e compreensivo
O livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, fala sobre a liderança da servidora. O líder de bom caráter é solidário e compreensivo. A empatia é fundamental nesse quesito. Então, se coloque no lugar do outro, seja qual for a ocasião. E busque, com justiça, atender e compreender seus seguidores.
Domínio dos detalhes
Se você quer exercer uma liderança eficaz da sua equipe é obrigado a conhecer os detalhes da sua posição. Isso lhe dará autoconfiança e fará seus seguidores terem a certeza de que você está no lugar certo.
Assuma a responsabilidade total
Acredite! Mas é muito comum líderes se esquivarem de erros e, em muitos casos, culparem a equipe pelos fracassos. Mas um líder de sucesso faz diferente. Eles sempre está disposto a assumir a responsabilidade pelos erros dos seus seguidores. É como diz a velha frase: problema de liderado é problema de líder!
Cooperação
Liderança exige poder. E poder exige cooperação. Então, você deve saber como fazer todos os membros da equipe cooperarem entre si e você próprio deve cooperar com eles. Pra fazer isso, você deve valorizar a cooperação sempre.
Agora que você conheceu os atributos fundamentais para uma boa liderança, avalie o seguinte:
Que tipo de líder você é?
Conheça os principais estilos de liderança e aprenda um pouco sobre eles.
Liderança autocrática
Sabe aquele líder que tudo sabe e tudo manda? Esse é o autocrático. Toma decisões sobre tudo, dá pouca autonomia aos seus liderados e está sempre distribuindo ordens. É adepto ao famoso estilo “manda quem pode obedece quem tem juízo”.
Há prós e contras nesse estilo. Em muitos casos pode ser desmotivante e podar o engrandecimento da equipe. Em outras circunstâncias (momentos de crise e muita tensão, por exemplo, quando a equipe não sabe como agir) ele pode ser eficaz para colocar as coisas nos trilhos.
Uma frase que resume o lado negativo desse estilo é a de Andrew Carnegie, um empresário e filantropo norte americano:
“Nenhum homem será um grande líder se quiser fazer tudo sozinho ou se quiser levar todo o crédito por fazer isso.”
Liderança democrática
O líder democrático empodera a equipe, ouve seus liderados sem preconceito e tentar extrair algo bom de cada ideia. Ele funciona mais como um facilitador, um vetor das boas ações, distribuindo responsabilidades e empoderando seu time.
Esse modelo costuma ser muito motivante, porque os liderados se sentem valorizados e, portanto, são mais produtivos.
Liderança liberal
Na liderança liberal, os subordinados exercem o protagonismo, assumem novas responsabilidades e decidem muitas coisas sozinhos, muitas vezes sem o consentimento do líder. Estão, basicamente, autogerenciáveis. O líder, então, é uma espécie de testemunha das boas (ou más) ações.
O time fica livre para produzir no seu ritmo. O lado negativo desse perfil é que autonomia demais exige muita disciplina e processos claros. Muita liberdade para uma equipe destreinada e indisciplinada é prejudicial.
Líder coach
O líder treinador (ou coach) se interessa pelo desenvolvimento pessoal do liderado. Senta, conversa individualmente, explora pontos pessoais e profissionais, faz perguntas reflexivas para que o subordinado identifique pontos de melhoria na sua personalidade, modo de pensar e de agir.
Ou seja, o líder coach foca numa jornada de autoconhecimento junto com o time, um a um. Assim, ele desenvolve profissionais mais preparados, que acabam trazendo mais produtividade para a equipe.
Líder técnico
Ele transpira conhecimento e é muito admirado por isso. Esse tipo de liderança tem conhecimento técnico aprofundado, entrega um excelente trabalho e sempre tem a solução para os problemas do time.
Por saber muito, seus liderados desejam ser iguais a ele, o respeitam e tentam sempre extrair-lhe o máximo de conhecimento. O líder técnico costuma ser mais operacional, pois sua satisfação é aplicar todo conhecimento que possui.
Líder motivador
Você já pensou em como se tornar um líder motivador? Aquele que com um bom papo deixa o colaborador com brilho nos olhos, super disposto e feliz? Motivar pessoas não é nada fácil.
Por isso, o papel do líder motivador é ajudar o profissional a encontrar a sua própria motivação. Algumas dicas são importantes: ouça sempre os colaboradores, dê e peça feedbacks, distribua responsabilidades e compartilhe conhecimento.
É como disse Sam Walton, fundador do Wal-Mart, em célebre frase sobre liderança:
“Os líderes proeminentes saem de seu caminho para aumentar a autoestima de seu pessoal. Se as pessoas acreditam em si mesmas, é impressionante o que eles podem fazer”.
Liderança carismática
O líder carismático é um conquistador nato. Tem o poder de influenciar as pessoas por ser agradável e ter um grande carisma. Isso o faz manter a equipe sempre ao seu lado, lhe apoiando na tomada de decisões.
Essa é uma habilidade subjetiva, pois o nível de carisma muda de pessoa para pessoa. Porém, é possível desenvolvê-la com esforço e treinamento.
Liderança servidora
Neste estilo de liderança o que mais conta é a empatia. Ou seja, a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro. Mas como aplicar uma liderança servidora?
O líder servidor sabe ouvir sem preconceitos e está sempre disposto a solucionar o problema de seu liderado, compreendendo seus desejos e buscando caminhos para atender aquela necessidade sem prejudicar processos e produtividade do time.
Esse tipo de liderança exige humildade e sinceridade e um alto senso de justiça. “Uma boa liderança é sobre experiências humanas. Não é uma fórmula ou programa, é uma atividade humana que vem do coração e leva em consideração os corações de outras pessoas. É uma atitude, não uma rotina.”, disse o autor canadense Lance Secretan.
Líder situacional
Sabe aquela máxima “trate o cliente como você gostaria de ser tratado”? Aqui é “trate o seu liderado como ELE gostaria de ser tratado”. Muito se discute sobre a importância da liderança situacional nas empresas. E essa habilidade é a mais difícil e mais completa de todos os estilos de liderança.
Porque exige que o gestor tenha um nível de maturidade elevado e se adapte a cada situação, a cada comportamento de seu colaborador.
Ou seja, é um modelo de gestão de equipes que consiste em adaptar a forma de liderar de acordo com o contexto em que a equipe se encontra. Então, como aplicar esse modelo? Treine a equipe, treine a si próprio, fazendo a leitura correta do seu time e aplicando aquele estilo de liderança que mais se encaixa.
O empreendedor e palestrante Jim Rohn disse uma importante frase sobre liderança, que resume bem o líder situacional:
“O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura”.
Inspire-se nos grande líderes e torne-se um deles
Rony Meisler, fundador, dono e CEO da marca de roupa Reserva, diz uma frase marcante sobre liderança:
“Se conselho é bom, o exemplo arrasta”.
Outra frase boa pra ilustrar a importância de um líder é a do autor e palestrante Simon Sinek:
“A liderança é uma maneira de pensar, um modo de agir e, mais importante, uma maneira de se comunicar.
A importância da comunicação na boa liderança é fundamental. Sem ela, as dificuldades para se liderar são enormes.
Ser líder é dar o melhor exemplo sempre aos seus liderados, sendo justo, dedicado, humilde e empático. Pratique aquilo que acredita e acredite naquilo que pratica. E inspire-se em quem fez e faz bem o papel de líder. Modelar alguém que admiramos é muito eficaz para nosso desenvolvimento como líder.
Leia histórias empreendedoras, autobiografias ou biografias de homens de negócios e grandes líderes que alteraram o curso das coisas e cravaram seu nome na história. Isso fará uma grande diferença na sua formação.
Autobiografias e biografias de empreendedores de sucessos
Silvio Santos – A Biografia

Vamos começar pelos grandes empreendedores brasileiros. E Silvio Santos é um deles. O Livro Silvio Santos, a biografia, revela uma faceta importante deste grande líder: a generosidade, que é ressaltada por praticamente 100% dos seus colaboradores.
Entre erros e acertos, o homem do bordão “Quem quer dinheiro?” construiu um império com várias de empresas, além do SBT. Ele já chegou a faturar mais de 1 bilhão de reais. Este livro explora o lado família, seu relacionamento com filhas, netos, além do lado gestor, apresentador e descobridor de talentos do empresário de 90 anos de idade.
Walt Disney – O Triunfo da Imaginação americana

Neste livro, Neal Gabler conta a história desta figura que revolucionou o mundo do entretenimento americano e se tornou um dos mais importantes nomes da história cultural americana.
O livro carrega a história completa de Walt Disney e seu império de parques, filmes e personagens consagrados no imaginário do planeta. Revela segredos da sua vida empreendedora, da infância, da família e dos herdeiros.
Ford: o homem que transformou o consumo e inventou a era moderna

Uma história de persistência. Neste livro você conhecerá as invenções de Henry Ford e a principal delas: a construção do primeiro carro que mostrou ao mundo que o automóvel seria sim um veículo popular e desejado por todos.
O livro trata das qualidades empreendedoras desse fazendeiro que logo cedo mostrou habilidades inatas como mecânico, mesmo sem formação acadêmica. Histórias da infância, suas teorias, curiosidades, entre outros. Como ele conseguiu transformar tanto a humanidade? Vale à pena a leitura.
Elon Musk: como o CEO bilionário da SpaceX e da Tesla está moldando nosso futuro

Ele nasceu na áfrica do sul. O inquieto Elon Musk partiu de Pretorian para se tornar um dos maiores empreendedores do mundo. Criou, entre outros, o Paypal (revolucionária plataforma de pagamento) e posteriormente encampou o sonho do carro elétrico, popularizando a Tesla como uma empresa sinônimo de disrupção e inovação.
Sua conturbada e esforçada vida pessoal e profissional, a rotina empreendedora, os cônjuges, filhos, sua formação, entre outras informações essenciais para entender por que ele é o que é.
Abilio: determinado, ambicioso, polêmico

Quem é Abilio Diniz? O criador do Pão de Açúcar, uma das maiores redes de supermercados do país, foi retratado no livro de “Abilio: determinado, ambicioso, polêmico”, de Cristiane Correa. Ele é o empresário brasileiro mais importante do varejo global.
O livro conta como uma discreta doceria de São Paulo se tornou a maior rede de supermercados do país. Hoje é sócio proprietário do Carrefour, um dos principais concorrentes do Pão de Açúcar.
Sonho Grande

O livro Sonho Grande é um clássico do empreendedorismo brasileiro. Conta a história de três grandes homens de negócios: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Juntos, eles construíram o maior império do capitalismo brasileiro.
O livro retrata a história vida dos sócios, as ambições, as aquisições e dificuldades da jornada que o fizeram adquirir três empresas globais nos últimos tempos: Budweiser, Burger King e Heinz.