Loja Virtual

Loja virtual é a nova aposta de empreendedores maranhenses

Com o avanço da tecnologia, agora é possível carregar a própria empresa na palma da mão. Os pontos físicos ainda existem, é claro, mas também há uma praticidade e conexão que permite que os empreendimentos tenham como localidade o mundo virtual. Como é o caso do Instagram que, além de…
IPhone branco em um fundo escuro com layout da loja do Instagram

Com o avanço da tecnologia, agora é possível carregar a própria empresa na palma da mão. Os pontos físicos ainda existem, é claro, mas também há uma praticidade e conexão que permite que os empreendimentos tenham como localidade o mundo virtual. Como é o caso do Instagram que, além de funcionar como um blog pessoal de postagem de fotos e vídeos, também pode ser usado para a criação de negócios e venda de diversos produtos.

Foi pensando nessa facilidade que Rainane Machado, 22, e a irmã, Raynara Machado, 25, resolveram abrir a loja de roupas Use Vintage, que possui mais de 4 mil seguidores. “O Instagram é uma modalidade de negócios que tem se expandido a cada ano. Pensando nisso, resolvemos utilizá-lo como meio para vender os nossos produtos”, conta Rainane.

Raynara Machado e Rainane Machado
Raynara Machado e Rainane Machado

“Além do mais, a rede social permite que a gente abra um negócio com maior facilidade, principalmente se você não tem um vasto capital inicial, como a gente”.

Sem burocracia

Por não necessitar de grandes investimentos como uma loja física, o Instagram é uma das primeiras opções para quem deseja empreender com pouco dinheiro. Na rede social digital é possível divulgar todos os produtos por meio de fotos e vídeos, como se fosse uma vitrine que, com um clique, informa o cliente sobre o preço e as principais características do artigo que está à venda.

“A ideia de abrir a loja no Instagram veio justamente por não termos condições de abrir uma loja física. Gosto muito das ferramentas que a rede social nos dá, que vão desde o marketing até a facilidade de nos comunicar com os nossos clientes”, diz Rebeca Sousa, 20, que abriu recentemente a loja virtual Feline Sex Shop junto com uma amiga.

Rebeca Sousa
Rebeca Sousa

“Já queríamos abrir um negócio para ter uma fonte de renda extra, e a partir da opinião dos nossos amigos que ficaram interessados pelos produtos, decidimos comprar os itens e desenvolver toda a parte criativa da nossa loja. No começo foi complicado, pois não queríamos passar uma imagem vulgar, como a maioria das lojas que vendem produtos eróticos”.

A cada ano a popularidade das lojas virtuais, mais conhecidas como e-commerce, vão crescendo e povoando a realidade digital, como aponta a pesquisa do Compre&Confie, que mostra que o hábito de comprar online cresceu 71% neste ano em comparação com os os meses de fevereiro e maio do ano passado. Ainda de acordo com os dados divulgados, os e-commerces têm movimentado R$27,3 bilhões na economia nacional.

Serviços híbridos

Pensando em incentivar ainda mais o uso do aplicativo pelos empreendedores, o Instagram lançou em 2019 um recurso específico. Quem quiser conhecer as lojas que estão presentes na rede social pode acessar a aba “Loja”, função que facilita a procura pelos usuários e a divulgação dos produtos pelos vendedores.

“O processo de divulgação do nosso perfil na rede social não foi algo muito trabalhado, mas ficamos surpresas por atingirmos tantos seguidores já no primeiro mês de loja. Sabemos que essa conquista se deve, principalmente, aos nossos amigos, que divulgaram o nosso empreendimento nos seus perfis pessoais”, afirma Rainane, que está animada com as vendas da Use Vintage. “Estamos vendendo muito bem, tanto que já conseguimos pagar todas as contas da loja. Além disso, também temos gerado renda para outra pessoa, que no caso é o motoboy, que entrega as roupas na casa das clientes”, conta.

Já Rebecca Sousa está na expectativa das suas primeiras vendas. E, assim como Rainane, também tem tido a ajuda de amigos para divulgar o perfil da loja. “Estamos ansiosas para ver os resultados do nosso empreendimento e ampliar os nossos serviços, como a entrega por delivery, que brevemente será uma realidade. Por enquanto, quem comprar na Feline precisa retirar o produto na minha casa, onde eu gerencio a loja”, destaca a jovem empreendedora.