Ilustração

Traços que ganharam o Brasil: conheça a ilustradora maranhense Mariana Luz

Ludicidade, positividade e cores são alguns dos elementos que compõem as encantadoras ilustrações de Mariana Luz. A maranhense, que iniciou sua jornada aos 18 anos, ganhou o país com os seus desenhos que transmitem mensagens de amor e reflexão. Tudo começou quando Mariana ingressou no curso de Design, a jovem…
Mariana Luz

Ludicidade, positividade e cores são alguns dos elementos que compõem as encantadoras ilustrações de Mariana Luz. A maranhense, que iniciou sua jornada aos 18 anos, ganhou o país com os seus desenhos que transmitem mensagens de amor e reflexão.

Tudo começou quando Mariana ingressou no curso de Design, a jovem aprimorou os traços e aguçou sua criatividade com ajuda de aulas práticas. Hoje, aos 27 anos, a desenhista já coleciona 181 mil seguidores no seu perfil do Instagram @mari.vidailustrada, que é a principal plataforma para a divulgação do seu trabalho.

“A arte representa momentos. Em cada movimento eu vejo arte, eu sinto que ela merece sempre ser valorizada e trabalhada, ideia que me acompanha desde 2015, quando comecei a estudar e postar o meu trabalho na internet”.

Grandes marcas

Mas não foi apenas por meio das redes sociais que Mariana conseguiu alcance no cenário brasileiro, a ilustradora passou a chamar atenção, principalmente, quando assinou duas grandes coleções: uma para a marca de bicicletas Blitz, e outra para a renomada loja de bolsa Le Postiche, que teve um modelo de mala estampado com traços inesquecíveis de Mariana.

“Eu divulgo bastante pela internet, uso meus canais digitais como portfólio para meu trabalho. Dessa forma, consigo me conectar com quem me acompanha, com clientes e marcas”, afirma a designer, que tem várias inspirações, a maioria delas ilustradoras mulheres. “Tenho grande admiração pelo trabalho da Pri Barbosa, Bebel Franco, Marina Papi, Ilustragabs, Mariana Valente e Desiree Feldman. Já trabalhei com a maioria delas, sempre juntando as nossas artes”, afirma.

Em alta no mercado, as ilustrações estão conquistando o público e cativando as empresas que buscam uma identidade visual para o seu negócio. Além disso, o profissional da área tem a possibilidade de atuar em vários segmentos, desde a criação de imagens para livros infantis até para estampas de roupas e outros produtos. Apesar da sua extensa atuação, ainda há muitas dificuldades nesse campo.

“Falta de estabilidade financeira, organização da rotina, pouca valorização do trabalho, e se manter criativo são as principais dificuldades, mas se você tiver força de vontade e paciência tudo pode dar certo”, destaca Mariana, que hoje já vive das suas ilustrações.

“Com a internet eu consigo me conectar e trabalhar com marcas do Brasil todo, seja com ilustrações, publicidade, assinando coleções, produtos e estampas. Infelizmente não tenho nenhum cliente em São Luís, mas tenho o desejo de trabalhar com alguma marca daqui. Espero que isso aconteça em breve. Sinto que o mercado local está crescendo e descobrindo aos poucos a importância de valorizar e ter artistas criando em conjunto com as marcas, isso é animador”.

Processo criativo

Apesar de ser uma das formas de arte mais antigas do mundo, para ser ilustrador é preciso estudo e muito criatividade, que aliada a softwares, como o Photoshop, por exemplo, pode criar um novo mundo, com características conceituais que despertam o senso estético do espectador.

“A arte é de extrema importância para a construção do ser, ela é essencial tanto para transmitir boas energias quanto para acalmar, aconchegar, soltar a voz e manifestar desejos e pensamentos”, analisa Mariana Luz, ressaltando os seus planos para o futuro.

“Desejo alcançar mais e mais corações com a minha arte e criação de conteúdo, além de me conectar com mais pessoas que queiram sentir comigo. Quero fazer mais projetos sociais, lançar minha linha de papelaria autoral e continuar criando com o coração”.