Que tipo de líder é você? Conheça os principais e descubra o seu

O conceito de liderança vem se transformando ao longo dos anos. Se antes um bom chefe era aquele temido pela equipe, hoje, um bom líder é o que conquista respeito por inspirar, corrigir e ouvir seus colaboradores.
Cada liderança influencia o ambiente de trabalho de uma maneira diferente. Conhecer as diferentes formas de liderar vai te ajudar a refletir sobre suas próprias condutas e a extrair o melhor de suas competências.
As teorias de Idalberto Chiavenato são importantes fontes de estudo quando o assunto é administração de empresas e liderança, pois trazem teorias e conceitos aprofundados, mas de fácil compreensão.
Pensando nisso, vamos conhecer os três estilos de liderança definidos por Chiavenato, além de outros perfis de lideranças também já consolidados. Acompanhe!
Líder autocrático
Esse é o que conhecemos como ‘chefe’ e está cada vez mais distante do perfil das grandes empresas. O líder autocrático é centralizador e costuma tomar as decisões por conta própria, mesmo que isso atinja um grande número de pessoas. Ele geralmente ignora opiniões e pressiona a equipe por resultados.
Sempre procurando resultados, muitas vezes esse perfil de líder passa por cima da motivação e da saúde da equipe, que acaba trabalhando por medo de uma demissão.
Líder democrático
Para o líder democrático é fundamental ouvir a opinião de todos em qualquer situação. Ele constrói um ambiente fértil para o engajamento natural das pessoas, que se sentem parte do processo e motivadas para pensar em alternativas para resolver questões e melhorar processos.
Ambientes democráticos proporcionam às pessoas segurança para emitir opiniões, tornando a comunicação mais efetiva e beneficiando o desenvolvimento do trabalho em equipe.
Líder liberal
O estilo de liderança liberal tem a confiança nos liderados como alicerce, e prefere dar o exemplo uma única vez e se atentar à postura dos funcionários. Deixar a equipe trabalhar sem interferência é um preceito importante para ele.
Podemos dizer que o líder liberal está pronto para lidar com a nova geração, que enxerga na liberdade uma forma de expressar a criatividade e não lida muito bem com conceitos de ordens e produtividade.
Essa liderança apresenta bons resultados quando atua com uma equipe já madura e que tem boas noções de autogerenciamento. Se o time não tiver esse perfil, o líder corre o risco de se tornar negligente e distante.
Líder carismático
Os líderes carismáticos motivam sua equipe com sua presença contagiante e simpatia, auxiliando seu time de vendas a alcançar o sucesso. Esse perfil de liderança é eficaz em ambientes de trabalho de alta energia que precisam de muita moral positiva.
Líder técnico
Esse tipo de líder tem um conhecimento elevado, e transparece sua capacidade técnica para a equipe, compartilhando suas referências e habilidades. Em momentos difíceis ele faz o time se sentir seguro.
Essas características podem gerar alguns problemas, pois algumas pessoas acabam se acomodando diante de um líder muito capacitado, dependendo dele para tudo. Também é comum que, propositalmente ou não, a liderança técnica se torne autoritária pela centralização das decisões.
Líder situacional
Paul Hersey e Ken Blanchard criaram a teoria da liderança situacional em 1969. Para eles, um bom líder tem a capacidade de adaptar seu comportamento conforme o nível de maturidade profissional de cada um dos membros da sua equipe. Nesse modelo de gestão, o líder se molda de acordo com o cenário que está enfrentando e com o time que está liderando.
Apesar das variadas formas de liderança, não existe um único tipo de líder ideal no mercado de trabalho. Construa a identidade da sua liderança identificando seus pontos fortes e fracos dentro da sua personalidade.
Qual dos tipos de líderes parece o melhor para você? Compartilhe com a gente sua opinião nos comentários.